Festival Escrita na Paisagem



Ana Bezelga recorda artista cubana
O festival "Escrita na Paisagem" prossegue no próximo dia 14 de Julho, pelas 21h30, no convento do Carmo, com uma performance de Ana Bezelga de homenagem à artista cubana Ana Mendieta.
Performance na qual a artista portuguesa reencena a performance "Facial Hair Transplant" de Ana Mendieta, realizada na Universidade de Iowa em 1972.
Mendieta que advogou a necessidade de, "para produzir imagens, regressar à natureza e ao contacto com a mãe-terra", associou frequentemente terra ao corpo feminino (num encadeamento de sentidos que pode integrar também exílio, identidade, nação, género). Para Ana Bezelga este restaging de Facial Hair Transplant é o primeiro momento de um projecto em suporte vídeo que pretende questionar a identidade e o género na arte contemporânea, projecto a que o Festival Escrita na Paisagem se associa.
Ana Bezelga é uma jovem artista na area do vídeo e da música, com um percurso de formação diversicado e para quem o vídeo ocupa um lugar central. Os seus trabalhos, centrados nas questões de género e identidade, têm sido exibidos em Portugal e no estrangeiro. O seu trabalho foi comissariado por, entre outros, Jurgen Bock, Paulo Mendes, Filipa Oliveira, Miguel Amado e Miriam Sampaio.

José Alberto Ferreira
in Diário do Sul, 13 de Julho de 2006